Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O Diário de uma CROHNista

"Toda a vida tem um propósito. Se compartilhares a tua história, talvez ajudes alguém a encontrar a própria." 🌷

"Toda a vida tem um propósito. Se compartilhares a tua história, talvez ajudes alguém a encontrar a própria." 🌷

O Diário de uma CROHNista

11
Jan20

Hoje!

O Diário de uma CROHNista

Hoje deixo para trás tudo o que não me preenche. Vou continuar a viver de sorrisos. Tudo o que não me acrescenta ou me enche de sorrisos, dispenso. Hoje deixo hábitos antigos fora de casa. Para fora de mim. Já chega! Quero VIDA, pessoas que me enchem a alma de alguma maneira, a mínima até.
Quero luz! Sensações e sintonias estáveis e saudáveis. Hoje deixo para trás desilusões, decepções, tudo o que alguma vez me magoou. Libertando-me de vez de tudo o que me possa consumir. Sim mudei, mudança é sempre boa se for para melhor. Sim fui-me moldando, mas a minha essência ficou. Ela será sempre aquela minha parte intocável.
De resto... os restos tóxicos que insistimos em acumular nas nossas vidas, simplesmente é lixo e porta fora.

_______

Foto: Tradição. Quem é de Aveiro sabe do que falo 😄 vamos lá mandar umas cavacas. Eu pessoalmente não gosto, por isso fico pela parte de as ir atirar.
S. Gonçalinho.

IMG_20200111_115704_707.jpg

06
Jan20

A minha saúde é uma caixinha de surpresas!

O Diário de uma CROHNista

...
Ou talvez uma caixa cheia de explosivos prestes a rebentar. A quantidade de fases que tenho tido, é incrível! Nestas fases os meus intestinos andam arrebentados, o estômago fica cada vez mais frágil, o meu corpo enfraquesse está e o meu psicológico fica um caco. A quantidade de medicação que já tomo às vezes é um exagero. E agora tenho que me dar um raspanete "tu só te lembras que tens que mudar os teus hábitos quando vais ao chão de sofrimento." Tem sido dias difíceis, já desesperei em silêncio! Esta sensação de mau estar e desconforto que não desejo a ninguém. Ao ponto de chegar e nos sentirmos inúteis. Com dores em tudo o que é canto. Com vontade de vomitar sempre que como. Por favor já chega!!!
Posso voltar a fase boa?
Posso voltar a estar bem por um longo período de tempo? Estou cansada!
Amanhã estarei melhor? Espero que sim.
Comer? Não me apetece. Tudo o que hoje comi me deixou agoniada. Tudo o que hoje bebi me deu a volta ao estômago. Pronto não como. Vou fechar a boca. Sinto-me uma bola. Abusei nestes dias que passaram?
Olhem abusei, sou humana, gosto de comer. Vejo os outros a comer e porque é que eu não posso comer o mesmo? ... Mas eu não posso. Tenho que me cuidar e tratar de mim. Só me lembro disto quando estou mal, confesso. Quando me sinto uma bola gigante prestes a rebentar é quando me lembro. "Menina controla-te"!
Tem calma! Descansa. Muda hábitos. Pensa mais em ti.

IMG_20200106_174721_336.jpg

03
Jan20

Tu

O Diário de uma CROHNista

Dizem que existe uma pessoa para nós, demore o tempo que demorar, e eu encontrei-te. Abraça-me se a dor chegar, protege-me quando eu precisar. Farei o mesmo por ti! Encontrei-me em ti e no teu sorriso. Quantas caminhadas dei na vida para te encontrar! Foi difícil mas cheguei. Cheguei ao teu abraço, ao teu beijo na testa, ao teu coração, ao teu jeito, ao teu amor incomparável, a ti. Nunca me acreditei em metades, pessoas com a nossa maneira de ser, gostos e vivências. E aqui me deparo contigo. Completar alguém e ser completada é algo inagualável. E desejo a todos que possam vivenciar algo assim na vida. Lado a lado, passo a passo. Perfeita imperfeição. Com nossas qualidades e defeitos, lidando e aprendendo, crescendo um com o outro. Que assim seja. E assim o é, assim será! ... Para sempre tua.

IMG_20200103_224920_106.jpg

30
Dez19

Posso nunca ter tudo o que quero, mas sou feliz com tudo o que tenho!

O Diário de uma CROHNista

É verdade. Digam o que disserem. A vida dá tantas voltas. Conheci muitas pessoas. Ouve quem ficou, quem foi embora. Tudo necessário. Existiram lições, aprendizagens, crescimento. Hoje sinto que tudo irá correr bem. E a luta constante um dia dará os seus resultados. Tudo acontece no seu devido tempo. Não sejamos apressados! Hoje sou feliz à minha maneira! E não mudo nada.

IMG_20191230_113321_508.jpg

27
Dez19

Inchadinha... Mas ninguém vê!

O Diário de uma CROHNista

Acho que todos nós depois dos abusos do natal, andamos um pouco cheios e até enjoados. Agora imaginem mesmo comendo certas coisas sem abusos e ficar assim.
Ora bem, nós CROHNistas... eu mais especificamente, fico uma bola durante uma semana. Até os intestinos voltarem ao estado "estável", usar calças de ganga ou qualquer tipo de roupa justa que até uso diariamente é um desconforto total. Então eu sinto-me uma bola redondinha prestes a cair e a rebolar pela rua fora! Pareço um saco de batatas.
E as pessoas dizem "és tão jeitosinha"!
Sim claro, com a roupa certa minha gente linda. Isto tem fases do emagrece, engorda, emagrece, engorda. Eu bem tento manter o corpo num peso constante. Vá eu tento!
Nesta fase, sentir-me inchada com uma barriga de grávida tira-me do sério. Adoro comer! Mas uma pessoa até começa a ter receio, por causa do inchaço, do desconforto, das dores...
Haja quem entenda e perceba! Haja paciência!

IMG_20191227_070923_467.jpg

24
Dez19

Natal ✨

O Diário de uma CROHNista

Adoro esta época. Sou uma eterna menina. Perco-me nas decorações, no espírito, nos sorrisos, nas gargalhadas à mesa, nos momentos à lareira, nos momentos em família.

Um Bom Natal a todos!!! 🌲
Com saúde e boa disposição.
E para nós Chronistas, moderação não é?! Dois dias que temos tantas coisas boas à nossa volta. Acho que temos de aproveitar, mesmo sabendo as consequências. Porque não? Mas shiu, eu não disse nada 😄

IMG_20191224_123211_684.jpg

21
Dez19

Dores... pois as dores!

O Diário de uma CROHNista

É incrível como consigo estar grandes períodos de tempo minimamente normal. Inchada sim, às vezes. Mas depois tenho aqueles momentos que parece que me estão a esfaquear o intestino ou alfinetes a picarem-me. Sim consigo estar aqui meia hora a descrever as dores que duram 15, 20, 30 minutos seguidos. Aquelas que me fazem contorcer e encolher-me. Aquelas que basicamente não penso em mais nada e só me apetece adormecer para não sentir nada. Aquelas que um dia vão ser tão grandes que não as vou puder controlar que vou ter que ir às urgências levar uma injecção de cavalo para evitar situações piores (isto foi o que o médico disse). Aleluia que não são sempre! Existem semanas seguidas, até meses (com sorte), que não sinto grande coisa, que posso comer e queas coisas parecem funcionar de maneira minimamente normal.
Sabem o quanto agradeço quando isso acontece?!
Sabem o quanto fico contente por me puder sentir "normal" como os outros?!
Oh alivio de merda digo-vos!
Estou numa dessas boas fases.
Mas não vou atirar foguetes. Está a chegar o natal e todos sabemos o que isso é.
Alerta vermelho!!!!!
...
Então deixem-me aproveitar.

IMG_20191221_184617_336.jpg

18
Dez19

Mudanças

O Diário de uma CROHNista

Resolvi dar uma cara aos textos e histórias que partilho com vocês. Aconteceram situações e palavras de pessoas que me deram força para isso. Nós CROHNistas não temos que ter medo de partilhar nossas vivências.

...
Ultimamente ando a preferir ter paz do que razão. Não sei se é um processo de amadurecimento ou sei lá. Mas eu garanto que fui mudando. Eu já vivi, chorei, eu realizei, eu agradeci. Ao longo dos anos eu tenho vindo a tornar-me a pessoa que sempre quiz ser e alcançar. Tornei-me uma pessoa que não implora mais atenção de ninguém, uma pessoa que faz o bem sem retorno. Uma pessoa seletiva. Tentando sempre ser activa. Parei de aceitar meios termos. Não quero pessoas que eu tenha que implorar consideração, ou compreensão, seja o que for. Quero gente viva!
É sempre preciso mudar. Todos nós os devemos fazer. É senão conseguimos mudar os outros, então que possamos mudar nós mesmos. Se tem uma coisa coisa que aprendi foi a valorizar-me. E recuso-me aceitar pessoas que não venham com boas intenções para me preencher. De amizades com cobranças e julgamentos. Já não me interessa e já nem quero saber. Eu estou em paz.

IMG_20191218_204651_653.jpg

14
Dez19

Atreve-te

O Diário de uma CROHNista

...
a ser humana, natural, expontânea, a ser tu mesma. Com defeitos, qualidades. Tempestades e calmaria.
Atreve-te a ser luz, brilho, sorrisos. Alguém cheia de vida e cor. Fala o que achas, o que sentes. Explode se tiver que ser. Observa.
Atreve-te a chorar, afastar os desanimos, a combater dores. A ter um bom coração.
Atreve-te a melhorar todos os dias. A ajudar, a partilhar, a comunicar. A ser humana. Tudo parte de ti.

IMG_20191214_172713_834.jpg

25
Set19

Voltas e voltas

O Diário de uma CROHNista

Eu é que decido. Minhas escolhas, atitudes, crenças, gostos. Eu não vou por modas, se gosto, gosto. Sim sou de fases, teimosias. Senão queroentrar em conversas sem nexo, ouço ou afasto-me. Senão quero fazer algo, digo não sem medos! Nunca me deixei influenciar, mas gosto de ouvir opiniões. Sou de pormenores e particularidades. Confesso que também sou de teimas. E já dei voltas a estilos e gostos. Tal como todos nós. Mudamos pois crescemos. Crescer é uma aventura, nunca sabemos o que nos vai acontecer. Mas a decisão é nossa, nunca se esqueçam.

FB_IMG_1569396574236.jpg

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D